Por Flex Em Press Releases Atualizada em 23 JUL 2018 - 17H30

Lean manufacturing reduz desperdício e gera economia de R$ 300 mil por ano na Flex do Brasil

A fabricante de colchões Flex do Brasil está implementando uma série de projetos baseados na filosofia lean manufacturing em sua fábrica de Limeira, interior de São Paulo, que está gerando uma economia e redução de desperdício da ordem de R$ 300 mil por ano. “São ações que diminuem a movimentação de materiais no processo produtivo que irão, por exemplo, gerar expressivos 2 mil quilômetros a menos na circulação de empilhadeira dentro da planta a cada ano”, destaca o diretor geral da empresa, Edson Ayub.

O conceito de lean manufacturing envolve a atenuação de vários tipos de desperdício relacionados à produção e espaço em excesso, processos e complexidades desnecessárias, estoque, transporte, entre outros, com a vantagem do investimento realizado ser ínfimo em relação aos resultados obtidos. Por ser uma ferramenta de aplicação direta no chão de fábrica, pode ser aplicada com danos mínimos à produção já instalada.

No caso da fábrica de Limeira, a execução dos projetos em diversos setores e processos, agrupando células de produção, ocorreu enquanto a produção mensal de mais de 12 mil colchões das marcas Simmons, Flex, Epeda e Aireloom continuou normalmente, trazendo, ainda, um aumento de 5% na produtividade. Outro ponto importante da ferramenta é o aprendizado do processo modificado, o que pode ser aproveitado como melhores práticas em outras plantas.

Isso vem ocorrendo e um bom exemplo se deu em agosto de 2017, quando a equipe local alterou a altura de uma máquina embaladora, permitindo a embalagem automática de colchões maiores e mais altos típicos das marcas produzidas pela empresa. De acessíveis versões solteiro a modelos king size altamente luxuosos e montados artesanalmente com materiais como seda, lã de alpaca e fibra de bambu.

Como resultado, todo o processo foi acelerado e, como a máquina é comum em outras fábricas do grupo, a proposta originalmente brasileira está em implementação em filiais mundo afora. “Executivos da Flex Chile já estão estudando este e outros cases para aplicar as melhorias no país deles também”, afirma Ayub. A Flex do Brasil faz parte do Flex Bedding Group, líder de vendas na Espanha e que está entre os 10 maiores do mundo na fabricação de colchões, camas articuladas, edredons, travesseiros, roupas de cama e mobiliários para dormitórios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Flex, em Press Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.